A Cúrcuma proporciona diversos benefícios para a saúde e é, inclusive, um dos alimentos mais indicados para serem incorporados a uma dieta orientada, voltada ao fortalecimento do sistema imunológico, desinflamação do organismo e até mesmo emagrecimento. Confira agora o que é a Cúrcuma, os 10 principais benefícios da Cúrcuma, o poder da Cúrcuma no processo da perda de peso e as contraindicações de consumo desse alimento.
O que é a Cúrcuma?
A Cúrcuma é uma raiz de uma planta da família Zingiberaceae, mesma família do gengibre.
Na medicina tradicional asiática, estudos indicam que a Cúrcuma pode ser utilizada para tratar problemas de pele, problemas digestivos, dores e incômodos em geral, mas também serve como alimento básico da ayurveda, medicina indiana que propõe a harmonia entre corpo, mente o espírito.
No Ocidente, cada vez mais estudos seguem esse mesmo raciocínio e indicam que os benefícios de consumir a raiz, normalmente comercializada em pó, são inúmeros.
Cúrcuma em pó ou em cápsulas?
O ideal é consumir a Cúrcuma em pó, já que a cúrcuma fresca (ainda como raiz) ou em pó têm mais poder de absorção. No entanto, também é possível consumir a Cúrcuma como suplemento em cápsulas, na maioria das vezes oferecida em doses médias de até 10 g.
Se você for consumir na versão em pó, a dica é usar a Cúrcuma em pó como tempero nas refeições ou na preparação de chás. Continue lendo para saber mais como consumir a Cúrcuma.
Mas, afinal, cúrcuma faz bem? Conheça os 10 principais benefícios da cúrcuma!
A Cúrcuma Ajuda a Melhorar a Digestão
A curcumina tem efeito protetor do estômago e reduz os riscos de úlcera péptica e gástrica. Ela pode ser administrada em jejum e contribuir nesses quadros. Também possui propriedade antibacteriana e protege o intestino da formação de bactérias que promovem infecções, além de inibir o crescimento da H.pylori, uma das causadoras da gastrite.
A Cúrcuma Auxilia na Perda de Peso
Associada a uma dieta saudável, inibe a via inflamatória envolvida nesse processo e regula a gordura corporal. A curcumina ainda tem papel importante da prevenção da hipertensão.
Um dos Grandes Benefícios da Cúrcuma é ajudar Combater Resfriados e Gripes
A cúrcuma e o extrato de própolis também ajudam a turbinar nosso sistema de defesa e aliviar os sintomas de gripe e resfriado. Cúrcuma: a curcumina estimula a produção das células T, responsáveis pela imunidade celular, e atua como antioxidante e anti-inflamatório poderosos.
Evitar crises de asma
Protege contra asma: com a prevenção ou modulação das inflamações e do estresse oxidativo nos pulmões, a curcumina desempenha um papel protetor na doença pulmonar obstrutiva crônica, na lesão pulmonar aguda, na síndrome do desconforto respiratório agudo e na asma alérgica.
Desintoxicar e tratar o fígado
A cúrcuma ajuda na desintoxicação do órgão, potencializando sua capacidade enzimática de limpar o organismo e evitando problemas no fígado.
Regular a flora intestinal
Ao influenciar a composição da microbiota intestinal, permitindo o crescimento de espécies necessárias para manter as funções fisiológicas corretas do hospedeiro, a cúrcuma contribui para a redução do processo de disbiose nestes pacientes, sugerindo-se assim, um papel neuroprotetor ao composto
Regular colesterol
O consumo regular da cúrcuma pode reduzir o colesterol LDL, considerado “ruim”, e os triglicerídeos, o que impacta diretamente na saúde do coração.
Estimular o sistema imunológico
- Inflamações na pele: além de agir na epiderme, que é a camada intermediária da pele, existem pesquisas que indicam a curcumina como inibidora do câncer causado por raios ultravioletas. Neste caso, a cúrcuma pode ser aplicada de maneira tópica. Uma sugestão é fazer uma misturinha de babosa com o próprio tempero.
- Acelera a recuperação pós-treino: as fibras musculares são prejudicadas após práticas esportivas intensas e a cúrcuma ajuda a diminuir o estresse oxidativo nos músculos, fazendo com que a restauração seja mais rápida, sem dores tardias.
Efeito anti-inflamatório
A cúrcuma é uma especiaria anti-inflamatória que, além de melhorar a imunidade, possui inúmeros benefícios como auxiliar nas dores de artrite, na memória, no processo de destoxificação hepática e controle da diabetes. O açafrão também é conhecido por sua ação anticâncer.
Recuperação muscular
Estudos sugerem inclusive que a Cúrcuma proporciona recuperação muscular mais rápida e menor dano muscular em atletas.
É verdade que a Cúrcuma ajuda a emagrecer também?
De acordo com um estudo in vitro publicado na Biofactors, a curcumina pode ajudar a bloquear o crescimento de células de gordura para reduzir a obesidade.
Além disso, em pessoas que seguem uma dieta balanceada, principalmente em Dietas Low Carb e Dietas Cetogênicas, a Cúrcuma ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e mantém o organismo sempre em bom funcionamento, o que ajuda na constante quebra de gordura.
Especialistas garantem que é possível eliminar 4 kg em 21 dias incluindo esse tempero no cardápio ou fazendo uso oral de uma cápsula de cúrcuma diariamente. Para isso, você precisa apenas de 1 colher (sopa) de açafrão por dia, dividida nas refeições, para desencadear os poderes de redução de peso e eliminar a gordura localizada.
Contraindicações: Cúrcuma faz mal? Posso consumir quanto por dia?
A Cúrcuma é um produto que apresenta baixa toxicidade, não causando danos quando utilizada em doses de até 10 g/dia.
Apesar de ser um antioxidante bem interessante, o problema é que sua absorção é um pouco difícil. Por isso, deve ser associada a alguma gordura para facilitar na absorção (ou à pimenta do reino, que falaremos adiante).
A Cúrcuma também tem contraindicações:
- Durante a gestação, por exemplo, alguns trabalhos mostram que estimula a contração uterina, portanto gestantes devem consumi-la em pequenas quantidades. O ideal é sempre consultar o obstetra e nutricionista antes de consumi-la.
- Seu uso também não é adequado para lactantes e crianças.
- Pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico do problema não devem fazer uso prolongado da cúrcuma.
- Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma.
- Além das contraindicações, é importante ficar atento à interações medicamentosas. Por apresentar atividade anticoagulante, o uso da cúrcuma juntamente com anticoagulantes, por exemplo, pode levar a hemorragias. Além disso, apresenta interação com alguns anti-inflamatórios, imunossupressores e medicamentos, como irinotecán e cotrimoxazol. Desse modo, é importante sempre analisar os fármacos que estão sendo utilizados antes de fazer uso da cúrcuma ou de qualquer outro medicamento. Essas informações podem ser vistas na bula dos remédios.
ATENÇÃO: Não use nenhum produto sem antes consultar um médico. Apesar de a cúrcuma ser natural, sua ingestão em quantidade inadequada pode causar danos à saúde e até mesmo prejudicar o tratamento de outras doenças.
Como consumir a Cúrcuma no dia a dia?
A dica é utilizar a Cúrcuma no tempero de peixes, frango, arroz integral, risotos, sopas e até em molho para salada. No começo da dieta, pode ser usado todos os dias e, após um mês, três vezes por semana, para manter o peso.
O que acontece se misturar Cúrcuma com Pimenta do Reino?
A piperina presente na pimenta preta aumenta intensamente a absorção da Cúrcuma e permite que o corpo o use a curcumina com mais eficiência. Um estudo conduzido pelo Departamento de Farmacologia do St. John’s Medical College, na Índia, descobriu que a administração dos dois juntos aumentou a biodisponibilidade da curcumina em 2.000%. É isso mesmo, se você adicionar 5% de pimenta preta à sua cúrcuma, a absorção pode chegar a ser 2.000 vezes maior. É por isso que a Cúrcuma é tão indicada em dietas detox.
Detox Flow: 80 receitas para desinchar, desinflamar e emagrecer
A correria do dia a dia e a má alimentação são fortes vilões do aumento dos níveis de toxinas no nosso corpo. E além das já produzidas naturalmente, ainda estamos em contato diariamente com agrotóxicos, medicamentos e agentes poluidores. Essas substâncias, quando se encontram, sobrecarregam e atrapalham o funcionamento pleno do nosso organismo, nos inflamam, nos impedem de emagrecer e acarretam em diversos problemas de saúde e bem-estar.
O Método Detox Flow é o protocolo perfeito para desinchar, desinflamar e emagrecer. Imagine dar um “reiniciar” no seu organismo, deixando para trás uma alimentação desregrada, para adotar um novo hábito alimentar e ver o seu corpo e a sua beleza se transformarem de dentro para fora. Clique aqui e saiba mais.
Fonte: Brasil Escola e Globo.com e Pubmed