Ter uma vida leve e feliz também é um processo biológico e um dos responsáveis por isso é a Serotonina. Já ouviu falar nela? Assim como a Endorfina, a Dopamina e a Ocitocina, uma simples alteração na produção ou absorção da Serotonina pelo organismo é suficiente para aumentar ou diminuir a sensação de felicidade e disposição. Mas, então, como aumentar a Serotonina? Nesta matéria, te explicamos o que é a Serotonina, quais as funções da Serotonina no organismo e como produzir Serotonina. Além disso, te ajudaremos com dicas de atividades que estimulam a Serotonina, alimentos para aumentar a Serotonina e outras formas de liberar Serotonina naturalmente.
Mas, afinal, o que é a Serotonina?
A Serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e alegria. Ou seja, é a substância química que faz com que os neurônios passem sinais entre si.
Qual é a função da Serotonina?
Ter essa substância em equilíbrio no organismo é fundamental para uma vida feliz e bem disposta, uma vez que dentre as funções da Serotonina estão a regulagem do:
- Ritmo cardíaco
- Sono
- Apetite
- Humor
- Memória
- E da temperatura do corpo
Como a Serotonina é produzida no organismo?
Grande parte da Serotonina é produzida no intestino. Portanto, quando o intestino não funciona de maneira adequada, a produção de Serotonina pode ficar prejudicada.
O que causa a Serotonina baixa?
A Serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada.
No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de Serotonina.
No caso de uma alimentação inadequada, uma dieta pobre em fibras e repleta de alimentos inflamatórios (gorduras saturadas, doces, fast-foods), além de ingestão insuficiente de de Ácido Fólico, Vitamina B6 e Magnésio, são gatilhos para redução da Serotonina.
Quais são os sintomas da falta de Serotonina?
Conheça alguns sintomas que podem indicar se a sua Serotonina está baixa:
- Compulsão por doces
- Sonolência durante o dia
- Mal humor
- Sensação de tristeza
- Depressão
- Dificuldade em se concentrar
- Redução da libido
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Dores no corpo
- E até fibromialgia
Como aumentar a Serotonina naturalmente?
Há diversas formas aumentar os níveis de Serotonina circulante no sangue de forma natural. Conheça 6 formas de aumentar a Serotonina e obter o máximo dos benefícios proporcionados por esse neurotransmissor.
01. Praticar atividades físicas
Você faz exercícios todos os dias? Pois saiba que a prática da atividade física ajuda a aumentar os níveis de Serotonina circulantes no sangue. Isso ocorre pois o exercício é capaz de favorecer o aumento da liberação de Triptofano, que é o aminoácido relacionado com a produção da Serotonina.
Por isso, ao praticar exercícios de forma regular ou em intensidade elevada, é possível elevar os níveis de Serotonina. O resultado é uma sensação de bem-estar e melhora da qualidade de vida.
Além disso, fazer exercícios promove um sono de qualidade, melhor controle emocional, aumento da autoestima, diminuição da ansiedade e melhora no humor.
02. Tomar sol diariamente ajuda a liberar Serotonina
Alguns estudos indicam que a exposição solar diária também é capaz de aumentar os níveis de Serotonina, pois promove a produção de Vitamina D. Isso porque a Vitamina D tem impacto direto no metabolismo e no Triptofano e, consequentemente, leva à formação de Serotonina. Por isso, a dica é, ao acordar, ficar aproximadamente 10 minutos no sol.
De manhã, coloque também os seus pés na grama e aproveite para se conectar com a natureza.
03. Consumir alimentos que estimulam a produção da Serotonina:
Uma das formas de aumentar a concentração de Serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em Triptofano, Ácido Fólico, Vitamina B6, Magnésio e Feniletilamina. Confira agora o que comer para melhorar o humor.
6 Alimentos com Triptofano que elevam a Serotonina:
- Leite e derivados
- Carnes
- Ovos
- Leguminosas
- Nozes
- Espinafre
8 Alimentos com Ácido Fólico que aumentam a Serotonina:
- Folhas de cor verde escuro
- Feijão branco
- Laranja
- Aspargos
- Couve de bruxelas
- Maçã
- Soja
- Abacate
9 Alimentos ricos em Vitamina B6 estimulam a produção da Serotonina:
- Banana
- Arroz integral
- Feijão
- Batata
- Salmão
- Lentilha
- Aveia
- Abacate
- Nozes
8 Alimentos ricos em Magnésio para liberar Serotonina no organismo:
- Banana
- Arroz integral
- Batata
- Salmão
- Lentilha
- Aveia
- Abacate
- Nozes
Feniletilamina para aumentar a Serotonina:
O cacau é alimento fonte dessa substância, que é precursora da Serotonina.
04. Fazer atividades relaxantes e terapêuticas
Algumas atividades relaxantes também podem ajudar a aumentar os níveis de Serotonina. Isso porque, ao praticar essas atividades, é possível regular os sinais nervosos e melhorar a atividade dos neurotransmissores, promovendo a sensação de bem estar. Conheça algumas delas:
- Fazer meditação, yoga ou mindfullness
- Participar de atividades relaxantes e prazerosas
- Ter um hobby como tocar um instrumento, fazer artesanato, ou algo diferente que te faça feliz
- Caminhar no parque ou viajar
- Fazer massagens relaxantes, drenagens, massagens terapêuticas, etc.
05. Um sono de qualidade ajuda a aumentar a Serotonina
Dormir bem é fundamental! No entanto, quando você dorme pouco ou não tem um sono de qualidade, os receptores de Dopamina e de Serotonina ficam comprometidos. Portanto, garantir boas noites de sono é a chave para manter os níveis de Serotonina sempre em equilíbrio.
06. Suplementos para aumentar a Serotonina
Geralmente, as pessoas procuram ajuda para os sintomas da baixa Serotonina com medicações. No entanto, isso nem sempre irá tratar a raiz do problema, já que as medicações agem a nível cerebral e não intestinal.
A boa notícia é que, sem recorrer a remédios, existem várias maneiras para aumentar a produção da Serotonina e prevenir que o seu organismo “sabote” a sua sensação de bem-estar e felicidade. Por isso, muitas vezes uma suplementação pode ser necessária.
A ingestão de certos alimentos, bem como a adoção de hábitos contínuos saudáveis podem te ajudar a liberar Serotonina. Se, mesmo realizando todas dicas, você perceber que os sintomas não desaparecem, busque a orientação de um Nutricionista Funcional.
Você sabia que pessoas com níveis mais altos de otimismo tendem a ter uma vida mais longa?
Você costuma ser uma pessoa otimista ou pessimista diante das situações? Se a sua resposta for otimista, parabéns! Além de prevenir riscos de doenças cardíacas, derrames e uma série de outras doenças, você tem chances de viver mais. Isso é o que diz um recente estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos que comprova que pessoas com níveis mais altos de otimismo tendem a ter uma vida mais longa, com grandes chances de passar dos 85 anos.