Os alimentos In Natura são capazes de proporcionar diversos benefícios para o organismo e, ainda, atenuar os impactos negativos provocados pelos alimentos processados. Isso porque, eles contêm vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos que melhoram o funcionamento do metabolismo. Por isso, quanto mais colorida e variada for a sua alimentação, maior será o aporte de nutrientes! Conheça os tipos de alimentos: alimentos in natura, alimentos processados e alimentos ultraprocessados.
A dica é, na hora das compras de mercado, estar atento aos sinais daquilo que é “in natura”, “minimamente processado”, “processado” e “ultra processado”.
Quais tipos de alimentos você mais coloca no seu carrinho: Alimentos In Natura, Alimentos Processados e Alimentos Ultraprocessados?
Alimentos In Natura:
São alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais, sem que tenham sofrido qualquer alteração na indústria. Exemplo:
- Verduras,
- Legumes
- Frutas
- Ovos
- Carnes
- Peixes
- Alimentos 100% naturais em geral
Alimentos Minimamente Processados:
São alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. Exemplo:
- Abacaxi descascado
- Cenoura picada
- Beterraba ralada
- Folhas higienizada de saquinho
- Carnes congeladas ou resfriadas
- Leites pasteurizados
- Chás e cafés
- Farinhas
- Massas frescas
- Ervas secas
- Outros alimentos que tiveram qualquer tipo de manipulação antes de chegar nas suas mãos
Alimentos Processados:
São produtos fabricados essencialmente com a adição de sal, açúcar ou outra substância de uso culinário (para torná-lo mais durável e agradável ao paladar, método que altera de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam). Exemplo:
- Pães
- Sardinha ou atum em latinha
- Extrato ou concentrado de tomate
- Vegetais em conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito)
- Compotas de frutas
- Carnes salgadas e defumadas
- Queijos feitos com leite, sal e coalho
- Pães feitos de farinha, fermento e sal
Por terem adição de sal, gordura e açúcar, estes alimentos até podem fazer parte do prato, desde que em pequenas quantidades, junto com alimentos in natura e minimamente processados.
Alimentos Ultraprocessados:
São produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. São nutricionalmente desbalanceados e contém muitos aditivos, como corantes e conservantes. Tem o objetivo de aumentar a vida de prateleira dos alimentos. Exemplo:
- Salchicha
- Bolacha
- Sorvete
- Molhos prontos
- Misturas para bolo
- Macarrão instantâneo
- Refrigerante
- Salgadinhos de pacotes
- Guloseimas em geral
- Nuggets
- Pizza
- Doces,
- E quaisquer outros alimentos que tiveram alta manipulação.
Estes alimentos devem ser evitados ao máximo no dia a dia.
Detox Flow: 80 receitas para desinchar, desinflamar e emagrecer
A correria do dia a dia e a má alimentação são fortes vilões do aumento dos níveis de toxinas no nosso corpo. E além das já produzidas naturalmente, ainda estamos em contato diariamente com agrotóxicos, medicamentos e agentes poluidores. Essas substâncias, quando se encontram, sobrecarregam e atrapalham o funcionamento pleno do nosso organismo, nos inflamam, nos impedem de emagrecer e acarretam em diversos problemas de saúde e bem-estar.
O Método Detox Flow é o protocolo perfeito para desinchar, desinflamar e emagrecer. Imagine dar um “reiniciar” no seu organismo, deixando para trás uma alimentação desregrada, para adotar um novo hábito alimentar e ver o seu corpo e a sua beleza se transformarem de dentro para fora. Clique aqui e saiba mais.