Bem-estar

Mindfulness: A Técnica de Meditação Que Promete Reduzir o Estresse

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE

Faça o seu pré-cadastro em nossa comunidade gratuita e receba por e-mail nossos conteúdos, dicas, insights, materiais, vídeo-aulas, webinars e muito mais.

O mindfulness, tipo de meditação conhecido informalmente como o sentimento de “estar aqui e agora”, está em alta entre empresários e pessoas de negócios. Por isso, é comum ouvir falar que a prática ajuda a reduzir o estresse.

Evidências científicas de centenas de universidades – incluindo centros dedicados ao estudo da prática na University of Massachusetts Medical School, nos Estados Unidos, e na Universidade de Oxford, no Reino Unido – sugerem fortemente que o mindfulness não apenas reduz o estresse, mas também ajuda na construção de uma força interior capaz de fazer com que futuros fatores de exaustão tenham menos impacto na felicidade e no bem-estar físico.

Confira 9 benefícios do mindfulness que ajudam na redução do estresse:

Mais consciência em relação aos pensamentos

Com o mindfulness, é possível distanciar-se de seus pensamentos e não interpretá-los de maneira tão literal. Assim, a reação de estresse não chega sequer a ser iniciada.

Não reagir imediatamente a uma situação

Em vez disso, você tem um momento para parar e usar sua inteligência para descobrir a melhor solução. O mindfulness ajuda a fazer isso por meio de exercícios.

Estado de “ser”

O mindfulness transporta seu praticante para o estado de “ser” da mente, que é associado a relaxamento. O modo de “agir” é associado a ação e reação de estresse.

Conhecer as necessidades do corpo

Você se torna mais consciente e sensível às necessidades de seu corpo. Assim, pode notar dores antes que elas fiquem sérias e, então, tomar as atitudes apropriadas.

Conhecer as emoções dos outros

À medida em que sua inteligência emocional cresce, você passa a conhecer melhor as emoções dos outros e tende a evitar situações de conflito.

Ter mais cuidado e compaixão com si mesmo e com os outros

O nível de cuidado e compaixão com si mesmo e com os outros cresce, o que o acalma e inibe reações de estresse.

Redução da atividade na parte cerebral chamada amígdala

A amígdala é o ponto central para ativar as reações de estresse. Com a diminuição da atividade nesta parte do cérebro, o que acontece, na prática, é a redução também do estresse.

Maior facilidade de foco

Você completa seu trabalho de maneira mais eficiente, então tem um senso maior de bem-estar e reduz a reação de estresse. Você tem mais facilidade em entrar no estado de “fluidez”, como nomeado na psicologia por Mihaly Csikszentmihalyi.

Mudança de atitude em relação ao estresse

Mais do que ver apenas as partes negativas de sentir-se estressado, o mindfulness oferece a possibilidade de pensar de maneira diferente sobre o estresse. Observar como o aumento na pressão ajuda a criar energia tem um efeito positivo no corpo e na mente.

Fonte: Forbes

Tags: , , , ,

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também

Breathwork: a arte da respiração consciente
Menu