Você costuma ser uma pessoa otimista ou pessimista diante das situações? Se a sua resposta for otimista, parabéns! Além de prevenir riscos de doenças cardíacas, derrames e uma série de outras doenças, você tem chances de viver mais. Isso é o que diz um recente estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos que comprova que pessoas com níveis mais altos de otimismo tendem a ter uma vida mais longa, com grandes chances de passar dos 85 anos.
Um pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; um otimista enxerga a oportunidade em cada dificuldade – Winston Churchill
Afinal, o que é ser otimista?
Para estudiosos, o otimismo é um sentimento persistente de que coisas boas acontecerão. Em outras palavras, o otimista acredita que o seu futuro será favorável, uma vez que pode controlar variáveis importantes para que isso aconteça.
Pensamentos positivos parecem influenciar em uma vida plena, longeva e sem estresse – é também o que diz outra pesquisa publicada na “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America”
Otimismo e longevidade: qual a relação?
A pesquisa foi feita com base em dados de quase 69,744 mulheres e pouco mais de 1,429 homens. Os dois grupos responderam a questionários que mediam seu nível de otimismo, assim como da saúde de um modo geral e hábitos que a influenciam na longevidade, como alimentar-se bem, fumar e beber álcool.
As mulheres foram acompanhadas por dez anos e os homens, por três décadas. Ao logo desse tempo, quando os pesquisadores checaram os índices iniciais de otimismo das pessoas, descobriram que os mais otimistas, independentemente do sexo, tiveram de 11% a 15% a mais de tempo de vida. Além disso, apresentavam de 50% a 70% a mais de chances de chegar aos 85 anos se comparados com os menos otimistas. Os resultados não se alteraram mesmo levando-se em conta características como doenças crônicas, escolaridade, depressão, atendimento médico primário e hábitos de saúde.
O otimismo pode estar relacionado a saber regular e controlar emoções e comportamentos, assim como lidar com fatores de estresse e suportar dificuldades.
Embora um componente do otimismo pareça hereditário – vinculado aos nossos genes – o ambiente onde vivemos e nosso aprendizado também molda uma parcela significativa. O indicado é que todos devemos buscar maneiras de ser mais otimistas.
Outros benefícios de ser otimista:
Além da longevidade, o otimismo proporciona mais saúde ao coração, reduzindo o risco de infarto e AVC, melhora os distúrbios do sono e melhora da imunidade (a conclusão do artigo “Optimism and immunity: Do positive thoughts always lead to positive effects?” publicado na “Association for Psychological Science” não deixa dúvidas quanto ao efeito da positividade na saúde)
Atitudes otimistas podem produzir resultados médicos mais favoráveis. Uma pesquisa publicada na “Journal of Thoracic Oncology” comprova isso.
Dicas simples para ter mais otimismo
Se você deseja ser mais otimista, veja as dicas abaixo:
Saiba estabelecer metas por partes:
Defina metas alcançáveis para cada dia, seja realista e específico. Por exemplo, em vez de um objetivo amplo como “limpar a casa”, defina áreas mais específicas que você deseja limpar (limpe os balcões, esfregue a pia do banheiro). Pesquisas sugerem que o estabelecimento de metas e a confiança para alcança-las estão associadas ao otimismo.
Separe um tempo para pensar positivo:
Escolha um horário (talvez antes de dormir, por exemplo) para pensar em aspectos positivos que aconteceram durante o seu dia. Do que você está orgulhoso? O que te fez feliz hoje?
Pratique meditações de gratidão:
Os pesquisadores também consideram que os indivíduos dotados de um astral para cima tendem a cultivar hábitos saudáveis. Essa meditação se concentra em você agradecer diariamente pelas coisas positivas que acontecem na sua vida, incluindo família, amigos, etc.
Saiba renomear situações ruins:
Ser otimista não nos faz ter uma vida perfeita, mas nos permite evitar a amargura e a negatividade que costumam envenenar nosso coração nos momentos de crise. Quando as pessoas passam por dificuldades, normalmente tendem a ver apenas os aspectos negativos da situação. Por isso, para ser uma pessoa mais otimista, procure por aspectos positivos. Há algo que você possa aprender com isso? Existe algo que você possa ensinar a outras pessoas sobre essa situação depois de resolvê-la?
Terapias naturais que podem ajudar
Curiosamente, o otimismo pode ser modificável usando técnicas ou terapias relativamente simples.
O otimismo é um ativo psicossocial com potencial para estender a expectativa de vida, e há técnicas e terapias que podem tornar as pessoas mais otimistas – Lewina Lee, PhD e professora assistente de psiquiatria da Universidade de Boston
Leia histórias de superação:
Busque histórias inspiradoras de pessoas que conquistaram seus objetivos, mesmo quando tudo parecia indicar que iriam fracassar.